quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Seguro-desemprego cresce 5.9% na cidade

Dados da Gerência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em Montes Claros apontam que tiveram 1.200 requerimentos a mais do benefício no ano passado que em 2007

(*) RUBENS SANTANA

A emissão de seguro-desemprego em Montes Claros foi 5,9% maior no acumulado de janeiro a dezembro de 2008 em relação ao mesmo período de 2007. O balanço, obtido com exclusividade pelo Jornal Gazeta Norte Mineira, na Gerência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) da cidade, que aponta que foram 1.200 seguros-desemprego emitidos a mais no ano passado, totalizando 20.350. A liberação em 12 meses de 2007 foi de 19.150 pedidos.

Em dezembro também houve crescimento. De acordo com Eliane Conceição Cunha Meira de Azevedo, gerente-administrativa interina da Gerência Regional do Ministério do Trabalho, só em dezembro de 2008 ocorreu aproximadamente 1.660 liberações de seguro-desemprego. Ela informou que estes números incluem a entrada, ou seja, a solicitação do trabalhador.

Os recursos, junto ao MTE, também ocorrem por problemas no cadastro do desempregado ou em casos mais complexos quando a empresa não recolhe FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). O montante liberado do seguro-desemprego em dezembro de 2008 foi aproximadamente 3.92% maior em relação ao mesmo mês de 2007. Isto porque naquele ano foram pouco mais de 1590 liberações, sendo mais de 150 benefícios a mais no último mês do ano passado na cidade.

Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) registrou aumento
de aproximadamente 1.200 benefícios
O movimento tem sido grande na Gerência Regional do MTE desde
novembro por conta da crise mundial que desencadeou uma série de demissões no mundo.
Em janeiro de 2009, segundo Eliane Conceição, até a ontem, quarta-feira, já foram solicitados aproximadamente 1.460 seguros-desemprego.

A secretária Paula Benites Ros, 30, está na terceira parcela do seguro-desemprego. Ela foi demitida do escritório de advocacia no qual trabalhou por oito anos. "Tive desentendimentos com meu chefe e, por isso, acabei sendo demitida", conta. A demissão ocorreu no final de setembro de 2008 e, um mês depois, Paula já conseguiu receber o abono. "Está sendo muito bom porque está me ajudando a manter os gastos. Estou um pouco desanimada, mas vou passar a procurar emprego logo", ressalta observando que é a primeira vez que recebe o benefício.

Nenhum comentário: