terça-feira, 19 de maio de 2009

29º HOMICÍDIO

Dois homens assassinados em menos de 12 horas
Possíveis ligações com o tráfico de drogas resultaram em mais duas mortes

Com esse homicídio, a PM já registra 29 assassinatos na cidade

RUBENS SANTANA

Mais duas pessoas foram mortas a tiros em Montes Claros em menos de 12 horas. Com esses dois assassinatos, a Polícia Militar já registra 29 homicídios no ano, cinco somente nesse mês. Nos últimos quatro dias três homens foram assassinados.

Um brutalmente espancado no sábado, outro assassinado na praça do Maracanã e outro em plena luz do dia de terça-feira, 19; os dois últimos homicídios possivelmente tem ligações com o tráfico de drogas na cidade.

Com mais esses dois assassinatos, embora os comandantes das facções que dominam o tráfico de drogas na cidade estejam a milhares de distância cumprindo pena em um presídio de segurança máxima no Paraná, as mortes continuam aterrorizando a população. De todos os homicídios registrados pela PM até o momento, a maioria está associado ao submundo do crime ou com a disputa por pontos de tráfico de drogas.

Jovem é morto no Maracanã


O quarto homicídio do mês, e 28º no ano, aconteceu por volta das 22h30, de segunda-feira, 18, na Praça Beato Francisco Cool, bairro Maracanã, zona sul da cidade.

De acordo com informações de testemunhas que presenciaram o crime, dois homens em uma moto encontraram Pedro Henrique Gomes Ferreira, de 20 anos, conhecido no bairro de “Pedrinho Bracinho” com várias passagens pelos meios policiais, um deles armado com um revólver disparou várias vezes contra Pedrinho que morreu na hora.

O crime chama a atenção por ter acontecido a poucos metros do posto policial pertencente à Aisp 99ª. Segundo informações da Polícia Militar, o posto funciona 24hs e que havia um policial no plantão. Ainda de acordo com a PM, ao ouvir os tiros, rapidamente o policial repassou as informações via rádio pelo sistema Copom.

Médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Médico e Urgência (Samu), compareceram ao local e constataram a morte. Um perito esteve no local e informou que quatro tiros acertaram Pedrinho, um na nuca, outro nas costas e dois na axila esquerda. Após o trabalho de rotina, o perito liberou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML). No local ele encontrou um projétil, possivelmente calibre 32.

Bandidos voltam a atacar em menos de 12 horas
Mais um jovem fuzilado no Chiquinho Guimarães
Segundo informações da PM, disputa pelo ponto seria uma dos motivos do crime

Valdinei estava preso por ter matado um homem na zona rural de Mirabela; ao descobrir que ia ser pai prometeu que ia largar a vida do crime

Na contabilidade fúnebre do crime, bandidos começaram a semana a todo vapor. Depois de matarem “Pedrinho Bracinho” na Praça do Maracanã, eles não esperam completar doze horas do primeiro crime da semana e voltam a tona.

Por volta das 10h30 da manhã de terça-feira, 19, dois bandidos em uma moto XT preta armados com pistolas 9 mm; de uso exclusivo das Forças Armadas; dispararam várias vezes contra Valdinei Fonseca da Silva, de 21 anos, na rua Cinco no bairro Chiquinho Guimarães, zona sul da cidade. Ele morava na rua Sete daquele bairro junto com um irmão. Informações de testemunhas que estavam próximo ao local do crime dão conta que, Valdinei além de usar drogas era também um traficante no bairro.

Policiais do Serviço de Inteligência do Grupo Integrado de Proteção a Vida (Gipv) informou que possivelmente o bairro é liderado pela facção comandada por “Marlboro”. Como os dois comandos estão longe de Montes Claros, e os dois gerentes, “Pipa” e “Alemão”, ambos líderes dos traficantes que também estão presos, eles ainda encontram forças em seus “sub-gerentes” para continuar a disputa pelo domínio do tráfico na maior cidade do norte de Minas. Os policiais informaram que possivelmente a causa da morte de Valdiney é a disputa por ponto de vendas por uma das duas facções.

Segundo informações do irmão do jovem assassinado, havia sete meses que ele tinha saído da cadeia. De acordo com ele, seu irmão estava preso por ter cometido um homicídio no distrito de São Bento, zona rural de Mirabela. Ainda de acordo com ele, esporadicamente ele trabalhava como servente de pedreiro, contudo, estava sempre cometendo pequenos delitos.
A PM informou que, Valdinei tinha diversas passagens pelos meios policiais como assaltos, furtos, roubos e porte ilegal de armas.
Segundo os policias que registraram a ocorrência, Valdiney foi baleado por aproximadamente dez tiros de pistola 9mm. Seis disparos ficaram alojados na cabeça e diversos tiros o acertaram nas costas.

Nova vida x Prosseguimento no mundo do crime

Olhando o corpo do jovem assassinado, o irmão informou que ele estava “sossegado” e que andaria pelo lado certo da vida

O irmão de Valdinei esteve no local e acompanhou todo o trabalho dos militares e da perícia técnica. Ele informou que mesmo com todo o passado cruel, cheio de prisões e diversos delitos cometidos contra a população montes-clarense, o irmão estava querendo recomeçar sua vida pelo lado correto. “Nos últimos dias ele estava ’sossegado’ não estava dando ‘trabalha’ não”, afirma o irmão do jovem assassinado.

Ainda segundo o irmão de Valdinei, há sete meses ele estava livre da cadeia por ter matado uma pessoa na zona rural de Mirabela. Com a liberdade decretada pela Justiça, Valdinei descobriu que ia ser pai e que a partir daquela data ele diria nunca mais para o submundo do crime. Porém, vizinhos informaram que toda a vontade que ele dizia era somente para agradar o irmão e a namorada. Que possivelmente, ele nunca ia deixar de traficar drogas pelo bairro. O filho do jovem morto tem aproximadamente 20 dias que havia nascido.

Bandidos continuam aterrorizando
“Bicudo” era o alvo; um dos tiros acerta a perna de uma criança de 2 anos

Depois de matarem Valdinei no Chiquinho Guimarães, possivelmente os mesmos bandidos tentaram matar mais uma pessoa; desta vez no bairro Major Prates.

Segundo informações de testemunhas, dois homens apareceram em uma moto, um deles sacou um revolver e atirou diversas vezes contra Carlos Cardoso, “Carlinhos Bicudo”.

Nenhum tiro o acertou, porém, uma das balas acertou a perna de uma criança de dois anos. “Carlinhos” fugiu. A criança foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico e Urgência (Samu), esteve no local e socorreu a criança para o pronto-socorro da Santa Casa onde ficou em observação.

Nenhum comentário: