Comunidades


Região vira depósito de lixo e entulho

Falta de políticas públicas para descarte de entulhos. Devido a essa vulnerabilidade e sucateamento da Secretaria de Serviços Urbanos, a região do Grande Renascença está totalmente invadida por carroceiros que acabam jogando entulhos em qualquer lugar. Até mesmo as calçadas destinadas à pedestre viraram alvo de alguns carroceiros. Ao longo da Avenida Sidney Chaves nos Bairros Edgar Pereira, Alice Maia e Renascença, passar pela calçada ficou impossível. 

Com muitos lotes vagos existentes nos bairros que formam a grande Região do Renascença, é difícil encontrar um que não esteja cheio de entulho. Com o abandono e com a ineficiência da coleta de lixo na cidade, os moradores acabam jogando o lixo no meio dos entulhos causando um forte odor à vizinhança.
O Abandono foi flagrado na Rua Antônio Pereira cruzamento com a Avenida Escolástica no Bairro Alice Maia. O local virou um verdadeiro lixão. Moradores afirmam que carroceiros jogam entulhos no local e, como a coleta de lixo não é feita diariamente, os moradores acabam jogando o lixo no local. 


Outro local abandonado está localizado em alguns trechos da Avenida Sidney Chaves. A calçada está invadida de lixos e entulhos. Como não existe um local de descarte organizado pela administração municipal e sem fiscalização, alguns carroceiros jogam os entulhos em qualquer local.  
Abandonado também está um lote vago na Rua Jardel Filho na Vila Regina. O lixão já foi palco de diversas reclamações de vizinhos a cerca de animais peçonhentos existente no local, porém, as reclamações ainda não surtiram efeitos junto à Secretaria de Serviços Urbanos. Enquanto isso, a população montes-clarense continua a espera de um gestor capaz de criar políticas públicas e um trabalho de conscientização junto a classe de carroceiros para que eles descartem entulhos em locais apropriados e com coleta periódica do poder público. 







O que aconteceu com a Av. Sidney Chaves?

O que poderia ser uma grande opção de desvio do trânsito pesado da área central de Montes Claros para o Distrito Industrial e saída para Januária na rodovia BR 135, a conclusão do final da Avenida Sidney Chaves no Bairro Renascença esbarra em políticas demagogas e administradores que não preocupam com viabilidades de acessibilidades de novos corredores de trânsito. 

Idealizada no mandato do ex-prefeito Jairo Ataíde, ele foi em busca de recurso e conseguiu fazer um grande corredor de trânsito num local que estava, abandonado. Desviou o rio Vieiras até as imediações do Distrito Industrial e foi o responsável por desenvolver a região norte da cidade, através de uma grande avenida. O que antes era um desperdício de dinheiro público através de áreas não valorizadas por causa do rio que inviabilizava o desenvolvimento, com o prefeito empreendedor da época, a região mudou. 

Para o aposentado João Batista da Silva de 75 anos, morador da região há mais de 30, o local era abandonado e, por causa do rio e do mato, para conseguir ir ao Bairro Amazonas em 1994, assim que começou a chegar os primeiros moradores, era preciso dar uma imensa volta e gastar mais de uma hora a pé ou de carro. "Isso aqui era horrível. Pra ir ali ao Bairro Amazonas que está pertinho daqui, a gente gastava mais de uma hora. Com essa avenida a coisa melhorou pra todo mundo. Os terrenos valorizaram e nossa região desenvolveu", conta. 

Porém, o que era pra ser o ápice do desenvolvimento na região, falta pouco menos de 500 metros para ser asfaltado, esbarra em falta de comprometimento político e administradores que não tem compromissos com a região. Depois do mandato do ex-prefeito Jairo Ataíde, dois prefeitos já assumiram o executivo, mas nenhum deles concluiu a avenida. No fim do mandato do ex-prefeito Athos Avelino, ele asfaltou um pedaço da via até a Avenida Minas Gerais. Depois disso, quatro anos se passaram e, na gestão de Luiz Tadeu Leite, o local continuou como um cemitério abandonado. 

Em entrevista com o candidato Jairo Ataíde, este afirmou que os recursos conseguidos por ele nos dois mandatos à frente da prefeitura de Montes Claros foram para a conclusão da obra até o Distrito Industrial, mas como o segundo mandato já estava se acabando, pouco mais de um quilometro ficaram faltando para asfaltar, contudo, por questões éticas, ele preferiu abster-se de dar opiniões do porquê de a obra não ter sido concluída. "Não posso entrar nessa questão. Dois prefeitos já passaram e nenhum deles concluiu. Eu posso afirmar que a verba para conclusão veio, provavelmente não concluíram por que existe a máxima em Montes Claros de que nenhum prefeito gosta de mexer em obra do outro", observa Jairo Ataíde. 

Ainda de acordo com Jairo, na época em que esteve no comando da prefeitura de Montes Claros, foi de responsabilidade dele a execução das principais obras na cidade em relação ao trânsito. "Fui eu quem começou a obra de terraplanagem e estrutura das principais avenidas que hoje estão abandonadas", enfatiza. 

Ele cita as obras do Córrego Bicano, Vargem Grande e Pai João que poderiam ser grandes avenidas e resolveriam os diversos gargalos formados no trânsito nos dias atuais. "Essas avenidas não resolveriam todos os problemas do trânsito. Era um grande passo que iríamos dar para que nosso trânsito não se transforme num nó. Os gestores que me sucedeu, provavelmente não tinham essa visão. O importante é que agora podemos voltar é entregar essas grandes obras pra população", disse. 

Enquanto isso, o final da Avenida Sidney Chaves está abandonado. Uma grande obra que, por falta de sensibilidade e de políticas públicas através de péssimos administradores, consolidando em um grande desenvolvimento para a região, está transformado em um cemitério para que a população jogue animais mortos, além de um depósito de entulhos e lixos a céu aberto. 

Nenhum comentário: