terça-feira, 26 de maio de 2009

Quadrilha que atacava na zona rural é desmantelada pela PM Os militares encontraram na casa de Giliard, diversos relógios e acessórios femininos; Daniel morava junto com ele e é suspeito de ter praticado o assalto na chácara do japonês

RUBENS SANTANA

Uma quadrilha que atacava na zona rural de Montes Claros, chácaras e fazendas na região sul, proximidades de um clube e comunidades do São Geraldo II, foi desmantelada na manhã de ontem pela Polícia Militar.

De acordo com a PM, o Serviço de Inteligência da Polícia Militar estava investigando a quadrilha há alguns meses. O êxito foi obtido através de investigações que os militares realizaram no assalto em que eles são suspeitos de terem praticados na última quarta-feira, 20, na chácara de um japonês naquela região.

Segundo o tenente João Paulo Fiúza, os militares do Serviço de Inteligência da PM haviam pedido a Justiça local um mandado de busca e apreensão em nome de Giliard Fernandes Ruas, 24, residente na comunidade do São Geraldo II.

“Nós estávamos indo no endereço errado. Vizinhos o alertou que estávamos a sua procura. Ao chegar no local, ele tentou fugir, mas conseguimos impedir e o prendemos”, afirma o tenente. Ele obesrvou ainda que, foi descoberto que havia um mandado de prisão em seu nome.
No local foi encontrada uma grande bolsa preta, que pertence ao “japonês.

Dentro da casa, os militares encontraram 31.208 Ienes (moeda japonesa, na cotação de ontem, aproximadamente R$ 667 para venda), R$ 304.50 em dinheiro, U$ 18.30 além de cinco relógios e diversos acessórios femininos. Notando que não havia escapatória, uma vez que todos os indícios o comprometiam pela prática do assalto na chácara do japonês, Giliard afirmou aos militares que ele era um dos ladrões e informou aos policiais os nomes das pessoas que haviam praticado o roubo junto com ele.

Um dos bandidos foi encontrado em uma casa, na rua Flamengo. Ao consultar o nome no Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) da PM, eles descobriram que se tratava do adolescente de 17 anos, W,J,R., três homens ainda estão sendo procurados e pode ser preso a qualquer momento. Na casa de Giliard, os militares prenderam ainda outro suspeito de ter participado do assalto ao japonês. Eles prenderam Daniel Rodrigues Xavier. Segundo o tenente Fiúza, consta que ele responde a processos por homicídios, uma vez que já matou duas pessoas em Januária.

Caseiro foi amarrado pelos bandidos
Moeda japonesa e americana; segundo a PM, incriminará mais ainda Giliard; ele é o principal suspeito de assaltar a chácara do “japonês” com outros comparsas

De acordo com informações do tenente João Paulo Fiúza, o assalto aconteceu durante a tarde de quarta-feira, 20, na chácara do “Japonês”. Cinco bandidos armados com revólveres entraram na chácara e amarraram o caseiro. Eles roubaram notebook, aparelho de DVD,
moeda do câmbio japonês, dólares, relógios e diversos acessórios femininos.
O tenente informou ainda que além de eles praticarem roubos e furtos na zona rural, eles assaltavam também dentro da cidade de Montes Claros. “São muitos acessórios femininos que encontramos com ele. Temos convicção que ele era o principal bandido que aterrorizava a população montes-clarense”, afirma o tenente. Ainda de acordo com o tenente, o descendente japonês, proprietário da chácara reconheceu Giliard e o adolescente de 17 anos sendo um dos assaltantes.

Assaltantes migram para a zona rural

Com o grande número de viaturas com policiais militares em diversos bairros da cidade, os bandidos começaram a migrar para a zona rural. Sabendo das dificuldades que podem encontrar, os ladrões definitivamente encontraram na zona rural da cidade, o grande filão para prosseguir com seus delitos. São diversos furtos em propriedades, sítios e chácaras.
Diariamente, a PM realiza registros de ocorrências em diversos lugares na zona rural. Vários motoristas que se deslocam para sítios e chácaras são assaltados e ameaçados por bandidos. Segundo o tenente Fiúza, tudo isso é uma tendência encontrada pelos bandidos. “A área urbana já está saturada. É uma tendência do crime migrar para a zona rural.
Só que a PM está atento a tudo isso. Aos poucos nos vamos reprimindo e prendendo os ladrões”, afirma o tenente informando que já existe uma patrulha rural na região sul e que nos próximos dias outra patrulha será criada para a fim de coibir, reprimir e prevenir a ação dos marginais por toda zona rural da cidade.

Nenhum comentário: