quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Morcegos

Centro de Controle de Zoonoses controla raiva

Desde 2005 quando o serviço foi implantado no CCZ, somente dois morcegos contaminados com raiva foram confirmados na cidade

Os morcegos de Montes Claros são importantes para o meio ambiente

RUBENS SANTANA
Em várias cidades do Brasil está se constatando o grande número de pessoas infectadas pelo vírus da raiva através de morcegos. Desde 2005, quando foi implantado o serviço de capturas e controle de raiva transmitida pelo morcego no Centro de Controle de Zoonoses de Montes Claros, (CCZ) somente dois casos de transmissão de raiva foram registrados na cidade.

No período de maio a dezembro do ano de 2008 foram encontrados 88 abrigos de morcegos em Montes Claros. Segundo Carlos Roberto, em cada abrigo, pode se encontrar até sessenta morcegos.Em relação à captura, que consiste em encontrar o morcego vivo ou morto, o Centro de Zoonoses registrou 38 capturas. E esses morcegos foram encaminhados ao Centro de Zoonoses de Belo Horizonte.

Registros de adentramento, que o morcego acaba entrando nas residências, foram registrados nove ocorrências. E de todos esses casos foram registrados 12 pessoas que foram agredidas por morcegos. As agressões podem ser contato direto ou indireto. Porém, Carlos Roberto faz uma ressalva, “os morcegos só atacam se sentir ameaçado” observa.Até o dia 25 de janeiro de 2009, já foram encontrados 29 novos abrigos, oito capturas e dois morcegos adentraram em residências.

A partir de novembro do ano de 2005, o CCZ começou a fazer esse trabalho em Montes Claros. Somente dois casos de raiva foram registrados durante todo esse tempo.Ele informa que em Montes Claros existe um trabalho preventivo no controle a raiva. “Quando acontece alguma ocorrência em que se constatou a raiva no morcego, temos uma equipe que, no raio de 500metros vacinamos todos os cães e gatos”.

“Orientamos todos os moradores de como proceder, e procuramos abrigos de morcegos naquela região. Se encontrarmos algum abrigo, temos autorização para captura”, disse.Porém, o técnico em vigilância observa que a população não deve ficar capturando morcegos, que poderá ser enquadrado em crime ambiental. “O morcego é muito importante para natureza. Tanto no controle biológico dos insetos, quanto na inseminação de frutos e polinização das flores também, por isso não deve ser capturado, podendo ter problemas com a justiça”, observa o técnico ressaltando que o morcego que se alimenta de sangue só é encontrado na zona rural.

Nenhum comentário: