terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Montes Claros irá sediar oficina de treinamento para interpretes de libras

O curso será coordenado pela professora Verônicia Leite, que considera essa oficina de suma importância para região Norte-mineira
RUBENS SANTANA

A Associação dos Surdos de Montes Claros (Asmoc) realizará no período de 17 a 21 de janeiro de 2009 a oficina de treinamento de intérpretes de libras (40 hora/aula), com a presença do intérprete internacional Professor Marco Antonio Arriens, que ministrará aulas teóricas e práticas sobre o profissional intérprete de Libras.
O curso será coordenado pela professora Verônicia Leite. A coordenadora informou do quanto esse curso vai ser importante para toda região Norte-mineira. “Essa oficina juntamente com esse treinamento é de grande importância para os interpretes de libras e comunidade surda. Nossa região será muito beneficiada”, afirma a coordenadora já que, participará dessa oficina, pessoas de Montes Claros, Janaúba, Januária, Teófilo Otoni e Ilhéus(BA).
O intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é o mediador entre o surdo e as informações sobre a cultura e o universo ouvinte. O reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais – Libras, em abril de 2002, e sua regulamentação, conforme o decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, legitimam a atuação e a formação profissional de tradutores e intérpretes de Libras e Língua Portuguesa.
Nos últimos anos, a presença do intérprete de libras tem ganhado destaque nos espaços educacionais em função da política educacional brasileira que prevê a inclusão do aluno surdo nas instituições regulares de ensino. Além disso, dado o desconhecimento da maioria de nossa população sobre libras, torna-se necessário que existam intérpretes nos diversos setores da sociedade, públicos e privados, a fim de permitir que os surdos tenham seus direitos de cidadania respeitados, da mesma forma em que possam estar livres e conscientes para exercer seus deveres.
Por isso a formação profissional dos tradutores e intérpretes de Libras e de Língua Portuguesa torna-se cada vez mais valorizada, pois a presença destes profissionais é fundamental para a inclusão das pessoas com surdez, que são usuárias da Língua de Sinais.
Informações sobre a Oficina pelos telefones (38)32214658 (2ª a 6ª pela manhã) ou (38)91945398.

Um comentário:

Unknown disse...

Das mais competentes profissionais, volte com a carga toda Verinha!!!!!!!!! Saúde e paz.

Silvinha