quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Morcegos em Montes Claros fazem bem ao meio ambiente Montes Claros não tem números alarmantes de infecção de vírus da raiva transmitidos por morcegos

RUBENS SANTANA

Todos os tipos de morcegos podem transmitir doenças, porém não se deve exterminá-los sumariamente, o que causaria um desequilíbrio no meio ambiente. Os morcegos têm um papel ecológico importante como predadores primários de um número grande de insetos voadores noturnos, inclusive de pragas que causam problemas à agricultura.

A transmissão de doenças a seres humanos por morcegos não é freqüente e pode ser evitada. As principais doenças que os morcegos podem transmitir é a raiva, a histoplasmose e a salmonelose.
Atualmente, são conhecidas cerca de 1.100 espécies de morcegos. E, ao contrário do que muita gente acredita, os morcegos não são cegos, não se emaranham nos cabelos das pessoas, não se alimentam apenas de sangue, tampouco nos hipnotizam e nos fazem dormir, para depois nos atacar.

Segundo o técnico em vigilância sanitária Carlos Roberto Cardoso de Jesus, realmente existe mais de 1100 espécies de morcegos. Entretanto, em Montes Claros são contabilizados somente três tipos: Insetívoros, Frugívoros e os Nectarívoros. “O Insetívoros, são morcegos que se alimentam basicamente de insetos. No entanto, os insetívoros, comuns em áreas urbanas, também podem se alimentar de aranhas e escorpiões, animais que fazem parte do grupo dos aracnídeos.

Já os Frugívoros, são os Morcegos que têm na sua cadeia alimentar basicamente os sucos de frutos. No entanto, para conseguir obter proteínas que tanto necessitam, eles capturam e ingerem insetos, da mesma maneira como os morcegos nectarívoros, que também se alimentam de néctar, pólen e, às vezes de partes florais. O morcego, ao introduzir parte de sua cabeça na flor, recebe muitos grãos de pólen. Ao visitar uma outra flor, esse morcego poderá fecundá-la. Isso acontece porque os grãos de pólen, que se encontram no seu corpo, poderão ficar presos ao estigma, estrutura que faz parte do sistema feminino de reprodução dos vegetais.

Dessa forma, o morcego nectarívoro realiza a polinização, o que favorece a formação de frutos e sementes nas plantas que visita”, enfatiza o técnico em vigilância.

Nenhum comentário: