sexta-feira, 5 de junho de 2009

Violência

PM registra 34 tentativas de homicídios

RUBENS SANTANA

Com o grande aumento de assassinatos em Montes Claros; 32 registrados pela Polícia Militar; o número poderia ser superior, isso por que a PM registrou até o mês de junho, 34 tentativas de homicídios na cidade. Matadores armados com revólveres e pistolas de diversos calibres continuam desafiando a população e autoridades, dando prosseguimento na execução de várias pessoas. Na maioria dos homicídios, a PM informou que havia algum tipo de ligação ou associação com o tráfico de drogas. Contudo, os bandidos não medem consequência para tirar a vida de uma pessoa.

No meio do crescente número de assassinatos, alguns casos chamam a atenção. Um advogado foi baleado no Maracanã. Um mototaxista foi morto sem piedade na Vila Anália. Um pai de família foi morto sem escrúpulos por não aceitar que um bandido namorasse sua filha.

Um jovem foi espancado até a morte no Jardim Alvorada por uma família inteira sendo que, o pai dos espancadores golpeou o trabalhador na cabeça traicoeiramente efetuando um corte de uma proporção que poderia enfiar alguns dedos no buraco da cabeça do jovem morto. E no último registrado pela PM, um jovem tentou fugir de uma tentativa de assalto e foi baleado na cabeça por um bandido que nada levou. Somente tirou a vida de um jovem trabalhador que havia colocado metas e sonhos em sua vida. Foi interrompido do sonho por bandidos que não têm escrúpulos nem medo da Polícia e muito menos da Justiça.


Tentativas têm crescimento no ano

Com essas 34 tentativas de homicídio, muitas vezes qualificadas ou tentativas de latrocínios neste ano, o número vem de uma crescente, dá uma estagnada no mês de abril e voltou com força total no mês passado.

No mês de janeiro, a PM registrou cinco tentativas de assassinatos.
Com o intuito de tirar vidas, principalmente quem tem ligações ou dívidas com traficantes, os matadores tentaram matar sete pessoas no mês de fevereiro. Com a matemática é simples, eles tentaram matar uma pessoa a cada quatro dias. Com quase a mesma média do mês festivo, matadores tentaram tirar a vida de seis pessoas no mês de março.

O mês de abril foi o mês que as tentativas de homicídios ficaram estagnadas. Mesmo assim, para não perderem o costume, os bandidos além de executar diversas pessoas naquele mês, eles tentaram matar mais cinco pessoas. Depois de deixarem estancadas as tentativas nos meses de março e abril onde pelo menos onze pessoas foram vítimas de tentativas de assassinatos, os matadores voltaram com força total no mês de maio.

Depois de matarem oito pessoas, eles tentaram matar mais dez somente no mês passado. Para não perderem a média, os bandidos já começaram sentindo o frio do mês de junho a todo vapor. Foram dois homicídios em menos de seis horas e uma tentativa.
De acordo com informações da PM, eles estão trabalhando intensamente para tentar reduzir com a onda de homicídios ocorridos na cidade. Segundo a assessoria do 10º Batalhão de Polícia Militar, quase todas as mortes apuradas até o momento e crimes como tentativas de homicídios, roubos, assassinatos, entre outros estão diretamente ligados ao tráfico de drogas.


Motos, fuga rápida do local do crime

As motos são umas das armas usadas por bandidos disfarçados de motoqueiros. Devido a sua facilidade em sair rapidamente do local do crime, quase todos os homicídios registrados até o momento, os bandidos chegaram em uma moto, na maioria das vezes, o passageiro armado com um revólver, dispara diversas vezes contra seu alvo.

Pessoas que se aventuram no meio para tentar ganhar um dinheiro fácil acabam entrando em dívidas com traficantes que utilizam o termo “pagar com a vida” para se verem livres de débitos contraídos.

Até mesmo simples usuários de drogas que acabam ficando devendo R$ 10 até R$ 30 são sucumbidos com a própria vida. Traficantes não querem saber o tamanho da dívida. O que eles querem mesmo é serem contemplado com um número cada vez maior de dependentes que se tornarão viciados em um futuro próximo.

Não vendo alternativa para sustentar seu vício, os dependentes têm duas opções: ou roubam para sustentar o vício ou viram “pequenos vendedores” dos traficantes que disponibilizam para eles uma pequena quantia de drogas para satisfazerem seus vícios. Há informações que esses “vendedores” vendo uma grande quantidade de drogas a sua frente, eles não conseguem se conter e acabam usando toda a droga pertencente ao traficante. Esse é um de vários motivos de homicídios e tentativas presenciadas pela população montes-clarense.

Nenhum comentário: