sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Moradores manifestam por falta de energia elétrica

Rua ficou intransitável devido ao fogo em pneus




“Se não resolverem o problema iremos fazer de novo” Jussara Silva de Bastos.



RUBENS SANTANA
Na manhã de ontem, moradores de várias residências que possuem suas casas as margens da linha férrea, no fundo do parque de Exposições João Alencar Ataíde, em Montes Claros, realizaram uma manifestação.

A manifestação consistiu em cobrar de autoridades políticas e da Central Energética de Minas Gerais (Cemig), energia elétrica para os moradores daquele aglomerado.
Os moradores fecharam a Rua Carlos Paulino Cardoso, próximo a Vila Exposição, e atearam fogo em paus e pneus, devido a Cemig ter colocado fim ao famoso ‘gato’, nome dado à ligação elétrica clandestina destinada a furtar energia elétrica.

Segundo a moradora Jussara Silva de Barros, idealizadora da manifestação, a intenção é cobrar de autoridades políticas para resolver o problema daqueles moradores, já que residem naquele local há mais de 30 anos. “O antigo prefeito prometeu que resolveria nosso problema. Estamos aguardando. O que queremos é só um direito nosso. Todo prefeito que entra promete que vai resolver o problema.” Afirma.

Ela informou ainda que fica decepcionada como as coisas acontecem naquela região. Segundo ela, para pedirem votos todos os políticos passam em suas portas em época de eleição, mas para resolverem os problemas dos moradores não encontra ninguém. “O que queremos é ter uma resposta ou da Cemig ou do prefeito e relação ao que eles podem fazer para resolver nosso problema. Como não temos energia elétrica, estamos perdendo todos os alimentos que tem na geladeira” disse.

Ela observou também que, devido à escuridão naquele local, é comum pessoas frequentarem o local para usar drogas e manter relações sexuais. Ela disse ainda que, animais peçonhentos são encontrados com freqüência nos quintais das residências.

A organizadora da manifestação ressaltou que não quer brigas com ninguém, que somente o direito de possuir energia nas residências. “O que queremos é chamar a atenção da Cemig e do prefeito municipal que prometeu em época de campanha eleitoral que resolveria o problema da energia elétrica naquele aglomerado” afirma observando que, ficou na terça-feira, 3, até às 18hs na prefeitura e não fomos atendidos por ninguém”, afirma.

A assessora da Gerência de Relacionamento Comercial e Serviços da Cemig em Montes Claros, Patrícia de Souza Rocha Parrela, informou que, o desligamento se deu devido aos riscos que estão comprometendo com a segurança de terceiros e consumo de energia não medido. Ela observou ainda que, os moradores precisam regularizar a situação de risco, que compromete a segurança de terceiros, e posteriormente regularizar a situação do loteamento e solicitar a instalação da rede elétrica convencional.

A Rua Carlos Paulino Cardoso ficou intransitável naquele local. Motoristas e motociclistas eram obrigados a voltar e procurar um outro trajeto.
Policiais militares estiveram no local da manifestação para acalmar os ânimos dos moradores. Foi o que informou o cabo Márcio, “Vocês já fizeram a manifestação. Toda a imprensa vai noticiar o fato. Agora é aguardar e esperar o que o prefeito vai fazer pelos moradores”, observa.
A funcionaria da Diretoria de Habitação da prefeitura de Montes Claros, Denise Arruda, procurada pela reportagem, informou que esteve presente no local na tarde de ontem visitando todos os moradores. Na oportunidade ela solicitou um levantamento topográfico da área, que será feito pela Secretaria de Planejamento. “Através desse levantamento estaremos vendo a possibilidade de regularização”, observa.
Moradores do aglomerado reclamam pelo serviço de fornecimento de energia elétrica, a Cemig informou que o desligamento se deu devido aos riscos que estão comprometendo a segurança de terceiros e consumo de energia não medido

Um comentário:

Unknown disse...

que teror!
fiquem sempre alerta policiais