segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Abuso

Motoristas abusam na Santa Maria


Há mais de três meses que alguns motoristas estacionam do lado esquerdo da via

RUBENS SANTANA

Os moradores, comerciantes e motoristas que utilizam a Rua Santa Maria, principal acesso ao Bairro Todos os Santos, em Montes Claros, reclamam de vários motoristas que utilizam a faixa da esquerda, destinada a veículos mais rápidos para estacionar seus veículos.

Segundo os moradores e comerciantes da via, há vários meses essa pratica é comum por alguns motoristas. “É como se morássemos em uma terra de ninguém”, afirma um morador que preferiu não se identificar com medo de motoristas que praticam esse ato abusivo. “Nós até sabemos quem é. Eles param aqui todos os dias. É só a Transmontes parar aqui um dia que tenho certeza que irá resolver o problema” observa um comerciante que também preferiu não ter seu nome divulgado.

Outro comerciante informa que se o órgão que monitora o trânsito na cidade efetuasse a colocação de placas de proibido estacionar no local, já amenizaria o problema, porém o que precisa mesmo é de uma fiscalização mais rigorosa. “Já presenciei pequenas colisões aqui, devido o fato de motoristas estacionarem seus veículos do lado esquerdo da rua. Vira uma bagunça aqui. Principalmente nos horários de pico, onde o trânsito é mais intenso. Além de atrapalhar o trânsito na rua, colocam em risco vidas de pedestres”, afirma o comerciante ressaltando que parece que são os mesmos motoristas que cometem essa infração.

O engenheiro de trânsito da Empresa Municipal de Transportes e Trânsito de Montes Claros (Transmontes) Eder Raian, informou que dentro de vinte dias a Transmontes vai sinalizar a Rua Santa Maria em toda sua extensão com a placa parar e Estacionar. “A Rua Santa Maria já é um dos principais corredores de trânsito da cidade. Vamos primeiro usar o bom senso e não sair multando. Mas depois de instalada as placas com certeza iremos coibir essa prática naquela via”, afirma o engenheiro.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em seu artigo1º, inciso 2º, prescreve diversas normas, que têm como destinatários, além dos usuários da via, as autoridades envolvidas no trânsito. Contudo, estabelece que “O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito”.

O artigo 181º, inciso 19º do CTB, informa que, estacionar o veículo em locais e horários de estacionamento e parada proibida pela sinalização (placa - Proibido Parar e Estacionar), é considerada infração grave, e acarreta em multa de R$ 127,69 e a medida é a remoção do veículo ao pátio da Ciretran.

A sinalização é um dos modos de propiciar um trânsito seguro, razão pela qual deve ser disposta na via sempre que for necessária. Nessa perspectiva, uma questão merece destaque, qual seja, o estacionamento nas vias públicas. Com argumentos diversos, que vão da vaidade a necessidade, verifica que alguns órgãos públicos e empresas privadas tentam estender seus domínios para além dos limites de suas propriedades.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Rubens;

Excelente o seu blog. E a matéria não poder ser mais oportuna, pois nossa cidade realmente precisa melhorar a sinalização. Porém melhor do que a multa não seria o caso de obrigar os motoristas a irem num sábado receber uma palestra sobre educação no trânsito? Já pensou, sábado de 13:30 às 16:30? Depois de uma reincidência se multaria.

Grande abraço,


Zé Côco
Política de Buteco

Anônimo disse...

estou,indignada com a falta de respeito dos motoristas da circular.Saio do trabalho as 22 horas e eles nao respeitam o horario nao se pode confiar no horario da circular que sai daqui da unimontes.Gostaria que respeitassem o horario o horario e da forma que eles acham que deve ser,e enquanto isso fico arriscando minha vida no ponto de onibus sem saber o certo se onibus vai passar ou nao grata