quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Direitos trabalhistas

Demissões em Montes Claros superam 10 mil em 2008
Foram 6.916 na Regional do Ministério do Trabalho e 3.161 no Sindicato dos Comerciários


Homologações na Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) cresceram 26% no ano passado

RUBENS SANTANA

As homologações registradas na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) do Ministério Trabalho e Emprego (MTE) em Montes Claros, tiveram aumento de 26.2% em 2008. O período contabilizou 6.916 desligamentos e foi comparado com o ano de 2007 que teve 5.477 demissões.

No total foram 1439 demissões a mais, comparado com o mesmo período do ano de 2007, e o gerente regional, Ernesto Veloso Costa, informa que o número já era esperado devido à onda de demissões que vem acontecendo desde a deflagração da crise econômica internacional.
Ele informa que, no mês de dezembro do ano anterior, quando foram 638 demissões, comparando um ano ao outro, o aumento contabilizado foi de mais de 27%. Em 2007, afirma o delegado, o mesmo período apresentou 462 demissões.


A regional montes-clarense da DRT atende 94 municípios. Ernesto destaca que a delegacia registra apenas as homologações dos trabalhadores que não são representados por sindicatos e, por isto, o número de demissões na região pode ser muito maior.
De acordo com os dados divulgados pela Delegacia local, os números de demissões começaram a apresentar alta expressiva a partir do terceiro trimestre do ano. Em setembro de 2007, foram 480 demissões, no ano seguinte, quando teve início a crise econômica mundial, foram 650 demissões.

Ernesto Veloso informou que as homologações em Montes Claros superam 10 demissões

Os dados do primeiro mês deste ano ainda não foram publicados, no entanto, ele acredita que em janeiro o número de demissões continuará apresentando alta.
“Tem muita gente que estava esperando para ver o que vai acontecer, mas as demissões devem continuar”, lamenta o gerente regional do MTE em Montes Claros.

Comércio

O número é superior, isso porque homologações de funcionários do comércio montes-clarense com tempo superior a um ano de contrato é feito no Sindicato dos Comerciários.
Como destaca o gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Montes Claros (MTE) Ernesto Veloso Costa, a delegacia regional registra apenas as homologações dos trabalhadores que não são representados por sindicatos e, devido a esse fato, ele acredita que o número de homologações em Montes Claros seria superior ao número divulgado pelo Mte regional.

Já o presidente do Sindicato dos Comerciários em Montes Claros, Osanan Gonçalves Santos, informa que as demissões no ano de 2008 alcançaram um índice superior a 29% se comparado com o mesmo período do ano de 2007. No ano passado, aconteceram 3.161 homologações registradas naquele sindicato. Em 2007 foram 2452, 709 homologações a mais que o ano de 2008.

Osanan Gonçalves observa que o grande aumento se deve a crise econômica internacional deflagrada em meados de agosto. Na oportunidade, ele informa ainda que com a antecipação do reajuste do salário mínimo, para o mês de fevereiro, o sindicato estará convocando todos os comerciários para uma assembléia geral que será realizada no próximo dia 18, para elaborar a pauta de reivindicações e também iniciar a campanha salarial da classe.

”Nossa data base é o mês de maio, porém, neste ano com a mudança do reajuste do salário mínimo para o mês de fevereiro, estamos convocando todos os comerciários para uma grande assembléia no próximo dia 18 de fevereiro. A nossa expectativa é conseguir repassar os mesmos 12% de reajuste que sofreu o salário mínimo para o salário comercial”, afirma o sindicalista.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa é a realidade da nossa cidade...
Dias melhores virão....
Alexandre