terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Samu regional é inaugurado em Montes Claros

Secretario Estadual de Saúde inaugura a regionalização do Samu juntamente com novo prédio que será modelo para todo Brasil

RUBENS SANTANA

O Secretario da Secretaria Estadual de Saúde (SES) Marcus Vinícius Caetano Pestana da Silva, esteve em Montes Claros na manhã de ontem, acompanhado de várias lideranças e políticos locais, inaugurando o novo prédio onde serão as novas dependências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Complexo Regulador Macro Norte de Minas juntamente com a regionalização do serviço. A meta da Secretaria de Estado de Saúde é criar núcleos nas cidades-pólo do estado, para que nenhum município fique sem assistência imediata em casos de emergência.
Marcus Pestana observou do quanto a região Norte de Minas é importante para o Estado e para o Brasil, ressaltando todo o trabalho realizado na área de saúde pelo governador Aécio Neves, informando do nível gravitacional que puxa mellhorias para região Norte-mineira. “Assim como o rio corre para o mar, tenho certeza que a saúde corre para Montes Claros e região” disse, observando a importância da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) que tem um papel fundamental nas conquistas. “A Unimontes é o celeiro que faz a ação transformadora no Norte de Minas. Então, estamos aqui coroando um ano de trabalho nada fácil de muitas vitórias” afirma.
Ele frisou ainda que a experiência que está sendo feita em Montes Claros é inédita no Brasil. “As ambulâncias do Samu, a Central Integrada de Regulação que vai ser a primeira do Brasil, e a central de urgência e emergência serão integradas com a Central de Regulação” observa.
Com a nova regionalização do Samu, Pestana informou que será uma rede que terá sincronismo entre si. “A Central de Regulação de Urgência, o Samu, a Central de Regulação das Internações e o Centro de Educação Permanente dos Profissionais, estarão sincronizadas. Todos os profissionais serão treinados aqui. Aqui vai ser a primeira central integrada do Estado” afirma. Ele observa ainda que uma equipe visitou o Samu da Cidade de Milão, e que a intenção era espelhar no serviço que eles prestavam. “Queríamos fazer uma central de regulação igual da cidade italiana, hoje o Samu de Montes Claros é melhor do que a da cidade de Milão, sendo o primeiro no Estado e o terceiro melhor Samu do Brasil” disse Pestana.
O prefeito eleito que irá assumir a prefeitura nos próximos quatro anos, Luiz Tadeu Leite esteve presente na inauguração e ressaltou a importância do projeto. “Isso é um projeto pioneiro. E mais difícil do que implantar a instalação física, que já é um grande benefício para Montes Claros e região, é fazer essa estrutura funcionar adequadamente. Tenho certeza que esse serviço será exemplo em breve para Minas e para o Brasil” afirma o prefeito eleito de Montes Claros.
O Deputado Federal Humberto Souto também esteve na inauguração da nova sede do Samu e informou também do quanto esse projeto é importante para região Norte- mineira. “O Samu, foi um projeto que deu certo. Ninguém escolhe a hora de uma urgência e emergência. E o Samu estará mais presente ainda na região” afirma.
O coordenador do Samu regional, Mauricio Rodrigues Botelho ressaltou também a importância desse projetoque será vitrine para todo Brasil. “Com a central de regulação, a ambulância saberá qual destino seguir. Alem de ser o centro de treinamentos de todos os funcionários. Aqui será o maestro destacando a cidade de Montes Claros, e a orquestra serão oitenta e seis municípios que corresponde a 1,5 milhão de vidas. Tudo isso será integrado e coordenado pelo centro de regulação. Estamos implantando sistemas que há de mais modernos no mundo. Temos uma estratégia nova de usar o ultra-som para diagnósticos de emergências. Com esse programa iremos levar a pessoa para o ponto certo no qual precise de tratamento compatível com aquele nível risco. Serviremos de exemplo para todo o Brasil e teremos muitas visitas aqui para espelhar no nosso projeto” disse.

Funcionamento

O projeto começa a funcionar no próximo dia 12 de janeiro de 2009 e contará também com o apoio de helicópteros para transporte de vítimas de uma cidade a outra.
Botelho informou ainda que a SES dividiu Minas em 13 macrorregiões e pretende fazer a descentralização gradativamente. “O projeto começa a ser desenvolvido no Norte de Minas porque é uma região que tem grande extensão territorial maior que o estado de Santa Catarina e baixa densidade demográfica. Estudamos experiências similares que foram desenvolvidas na França e Itália”.


Motocicletas

Conforme o Gazeta já tinha anunciado no último dia 14 de dezembro, o Samu montes-clarense foi beneficiado com duas motocicletas, as chamadas ‘motolâncias’. Botelho informou que em breve as motocicletas estarão em Montes Claros informando de como serão equipadas. “As motocicletas vão ser equipadas com desfibrilador, oxigênio portátil, material de imobilização e mochila de suporte básico”, observando que a primeira causa de mortalidade na população brasileira é ligada a doenças cardiovasculares, sobretudo, enfartos e paradas cardíacas. Ele alerta que a única possibilidade de aumentar a sobrevida do paciente é através de choque nos primeiros quatro ou cinco minutos, o que aumenta a importância do atendimento rápido que pode ser feito com as motocicletas.

Um comentário:

tiago disse...

Sou coordenador da enfermagem liga de trauma e emergencia do samu jf gostaria de saber sobre seleção publica ou provas nessa região visto o samu ser minha area de especialização
ATT:TIAGO
OBRIGADO!!!AGUARDO RESPOSTAS...