segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Montes Claros terá índice extremo de radiação


O índice ultravioleta, que mede o nível de radiação solar na superfície da terra, deve chegar a nível extremo nessa semana segundo os dados do CPTEC

Calor, com as altas temperaturas que se aproximam, população deve ter atenção redobrada e se proteger melhor

RUBENS SANTANA

A partir de hoje as altas temperaturas voltam a ser registradas em Montes Claros. Nos últimos dias devido às chuvas que caíram na região, grande parte da população abandonou os cuidados com a pele. O que preocupa mais nesses dias é o Índice Ultravioleta (IUV). A radiação solar constitui em um importante fator natural do clima da Terra. Ele influencia significativamente o ambiente. A parte ultravioleta do espectro solar (IUV) desempenha um papel determinante em muitos processos na biosfera, possuindo muitos efeitos benéficos, poderá, no entanto causar graves prejuízos para a saúde se o nível de IUV exceder os limites de “segurança”.
Começa hoje e poderá ficar até o próximo dia 15, em estado de alerta o nível que mede o IUV. Ontem o índice ficou no nível 1, baixíssimo. Mas, principalmente hoje, a população precisa ter cuidados especiais, especialmente com crianças e idosos.
De acordo com dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o IUV em Montes Claros deve chegar a 14 hoje, nível de muita alerta.Nos próximos dias, a previsão é que fique no 13. Esses índices são considerados extremos. O IUV mede o nível de radiação solar na superfície da Terra. Quanto mais alto, maior o risco de danos à pele e de possibilidades de surgimento de câncer. Por isso, há necessidade de proteção intensa. Evitar a exposição solar das 10h às 16h, principalmente nos horários próximos ao meio-dia. Filtro solar, óculos escuros e chapéus são extremamente necessários. Estes cuidados previnem e muito a incidência de doenças de pele, já que dados da Secretaria Estadual da Saúde apontam que as consultas a dermatologistas em ambulatórios estaduais aumentam cerca de 20% nos meses mais quentes, como janeiro e fevereiro, quando comparados com aos demais meses do ano. O forte calor, comum nessa época do ano, pode dar uma pequena trégua a partir de quinta ou sexta-feira. Segundo informações do 5º Distrito de Meteorologia e Instituto Clima Tempo, a temperatura até o dia 15 vai variar de 20 a 32º com possíveis pancadas de chuvas no período da tarde e o céu com poucas nuvens. O sábado e o domingo a temperatura ficara mais amena com uma possível pancada de chuva.

MUITA ÁGUA E PROTEÇÃO
Os períodos de férias estão se aproximando e as piscinas dos clubes da cidade vai ser uma das alternativas para driblar o calor que se aproxima.
Muita água, protetor solar, óculos de sol com proteção UV, chapéus e tentar evitar a exposição direta ao sol se os nível estiver acima de 9, é o conselho de vários dermatologistas.
Os estudantes Gislaine Barreira, 16, Lucas Nunes, 16, e Carlos Frasseto, 17, estão de férias do colégio. E como adoram o verão, irão aproveitar para curtir a piscina o dia todo. "Férias no colégio. Agora é aproveitar o verão e o calor. O filtro solar carrego para quealquer lugar", disse Gislaine. Mara Momesso, 44, e a filha Isabela, 11, curtem o calor, desde que seja no clube. "Em casa o calor incomoda muito. Então, é abusar de roupas leves e muita água”, observou a mãe. O mesmo destino teve José Mendes, 40, e a pequena Laura. "Estou de férias. Vou aproveitar esse mês para refrescar em um clube junto com a minha filha", enfatizou .

Nenhum comentário: