quinta-feira, 19 de março de 2009

Bombeiros formam mais 50 alunos

Os alunos além de aprenderem à prática, estão prevenindo focos de incêndios no parque Sapucaia

O sub-comandante, major Marconi informa aos alunos que, além de eles aprenderem à prática, o 7 º BBM está prevenindo focos de incêndio no parque

Aluno aprende na prática tudo que foi ensinado a sala de aula

RUBENS SANTANA
O 7º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) realizou na manhã de ontem, no Parque Sapucaia em Montes Claros, mais um treinamento prático com alunos que serão os novos integrantes da corporação dos bombeiros na região.

Na oportunidade, os vinte e cinco alunos da 2ª classe colocaram em prática toda a teoria ministrada em sala de aula, sendo uma delas, várias técnicas de combate a incêndio.
O sub-comandante do 7º BBM, major Marconi observou que o treinamento é de suma importância para os novos soldados, sendo a oportunidade para eles colocarem em prática tudo aquilo que eles aprenderam na parte teórica. “É a parte prática do treinamento para que os instrutores vejam as habilidades dos alunos e o comportamento desses soldados na realidade. É um treinamento real. É como se o soldado estivesse em uma trilha e tivesse que abrir caminho para prevenir incêndios”, afirma.

Ele observou ainda, que o parque da Sapucaia foi o local escolhido com o intuito de dois objetivos; “primeiramente os alunos estarão colocando em prática tudo que eles aprenderam na teoria. E através da prática dos alunos, estaremos efetuando uma prevenção ao meio ambiente em caso de incêndios no parque”, observa ressaltando que, além de está preparando o aluno para uma prevenção a incêndio, a corporação dos bombeiros já está realizando uma prevenção contra incêndios no parque que é uma área de preservação ambiental. “É essa a intenção. Formamos alunos e prevenimos uma área de preservação, já que começaremos hoje uma nova estação. O outono é uma estação seca. Com isso, é propicia a focos de incêndios”, observa o major.

O tenente Spínola, um dos instrutores do treinamento também enfatizou a grande importância do curso prático para os alunos. “No treinamento os alunos irão aprender na prática como fazer um aceiro, que é uma técnica usada para prevenção de incêndio. Com esse aceiro, estaremos prevenindo e evitando que se acontecer algum foco de incêndio na área, ele não se alastre para o parque”, ressalta o tenente.

Informou ainda que, 50 alunos estão realizando o treinamento de combate e prevenção a incêndios divididos em dois grupos. Na última terça-feira, 17, vinte e cinco alunos estiveram fazendo um descampado na área de fora do parque, e que o outro grupo estará fazendo outro descampado na área interna no intuito de prevenir incêndios no parque.
Segundo o tenente, os 50 alunos serão incorporados ao batalhão do 7º BBM nas cidades de Montes Claros, Janaúba e Diamantina, com uma possibilidade de criação de uma unidade em Januária.

Formandos

Depois de seis meses de treinamento teórico, os alunos consideram de suma importância associar a teoria à prática. É o que informou a aluna da 2ª classe, Khristyanne Haline, “estamos tendo a oportunidade de está vindo ao parque para executar tudo que foi aprendido em sala de aula e aperfeiçoar as técnicas para fazer aceiros que visa combater incêndios florestais que é um dos trabalhos dos bombeiros”, disse observando que, está sendo interessante esse treinamento já que, até então não tinham presenciados essa prática e agora está tendo essa oportunidade.

Daniel Cardoso Silva, outro aluno também enfatizou a importância do contato com a prática. “Antes nós estávamos só na parte teórica do curso. Agora conviver com a prática é muito importante aprender a desempenhar bem a função em caso de se deparar com uma situação de incêndio”afirma.

Nenhum comentário: