segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Sobram vagas, faltam profissionais com deficiência física

Com o atual quadro de desenvolvimento de Montes Claros, diversas empresas estão se instalando na cidade e, consequentemente, diversos empregos estão sendo criados, contudo, na maior cidade do Norte de Minas está faltando qualificação para que as pessoas sejam inseridas no mercado de trabalho.

Com o objetivo de qualificar as pessoas com deficiência para o mercado de trabalho, a Ademoc realizou um seminário no auditório da Escola Mestra Fininha: A Pessoa com deficiência e o mercado de trabalho. Esteve presente no evento o presidente da Ademoc, vereador Valcir Soares (PTB), André Mori, secretário de Desenvolvimento Social, além de representantes de diversas empresas de Montes Claros, membros de várias instituições que cuidam de interesses dos deficientes também participaram do seminário.

Valcir Soares externou a felicidade de conseguir parceiros para viabilizar o evento, além de comemorar inúmeras conquistas para as pessoas com deficiência. Segundo Valcir, a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho já é uma realidade em Montes Claros, porém, a falta de qualificação na mão de obra tem evitado que várias pessoas fossem encaminhadas para as empresas que continuam em busca de pessoas com qualquer tipo de deficiência para ocupar uma vaga no quadro de funcionários. “A pessoa com deficiência não é diferente de ninguém. Às vezes pode ter uma aptidão a mais em relação a uma pessoa normal. Nós temos que nos qualificar para irmos em busca de novas oportunidades”, afirma.

André Mori proferiu uma palestra enfatizando a real necessidade de criar projetos de qualificação para as pessoas com deficiência física, mas observou que o interesse deve partir primeiramente do deficiente. “Diversas políticas e ações sociais estão sendo criadas. Falta o interesse e empenho maior por parte das pessoas com deficiência. O Sistema Nacional de Empregos tem cargos de emprego sobrando, o que falta é qualificação”, observa.

Ainda segundo André Mori, muita conquistas que beneficiam as pessoas com deficiência já foram comemoradas em Montes Claros, mas para ele, juntamente com Valcir Soares, o principal objetivo a conquistar é conseguir qualificar profissionais para o mercado de trabalho. “As mudanças estão acontecendo muito rápido. A busca pelo conhecimento não pode ser interrompida. Temos muitas potencialidades para explorar junto a uma pessoa com deficiência. Ser deficiente não impede que esse pessoa seja um grande profissional. Todos nós temos que ficar atentos às novas tendências. Isso já um diferencial”, conclui.

Nenhum comentário: