sexta-feira, 29 de julho de 2011

Acessibilidade também no esporte

Esportes para pessoas com deficiência na Praça de Esportes
Pessoas com deficiência jogam basquete na Praça de Esportes toda sexta-feira.

“Quando eu caminhava, meus amigos me chamavam direto para jogar basquete e eu dizia: vocês são doidos. Isso não é esporte para gente normal. Vou jogar isso não”, contou Marcos Alberto Ribeiro, o Magic Alberto, enquanto aguardava outros companheiros da Ademoc - Associação das Pessoas com Deficiência de Montes Claros, para jogarem basquete no ginásio da Praça de Esportes.

A prática esportiva é uma parceria da Ademoc com a Prefeitura de Montes Claros e Praça de Esportes.

Segundo Magic Alberto, apelido que ganhou durante uma matéria feita pela InterTV, a prática de esportes, sobretudo, o basquetebol, tem se tornado rotina e toda sexta-feira, das 14hs às 17hs, ele e alguns amigos se renderam a magia que o esporte pode proporcionar. “Se eu soubesse que era tão bom assim eu teria começado a jogar quando eu era normal. Agora numa cadeira de rodas é mais difícil, porém não é impossível”, enfatiza o cadeirante.


De acordo com Valcir Soares, presidente da Ademoc, o objetivo da parceria é a inserção dos sócios e não sócios da instituição à prática esportiva, além de dar uma opção a mais para que as pessoas com deficiência tenham oportunidade de praticar esportes e lazer num local apropriado com orientações de um professor de educação física.

“Diversos esportes são praticados e ensinados aqui sob a orientação de um professor de educação física. Além de inserir o cadeirante e o cego às práticas esportivas, ações como essa aumenta a autoestima e pode resultar em aparecer um grande atleta na cidade”, afirma.

Pacientemente, Wesley Mendonça, professor de educação física e orientador dos participantes, guiava um cego dentro da quadra mostrando como funciona um sistema de corridas para as pessoas com essa deficiência.

Para o professor, nos últimos anos houve um grande aumento da participação de pessoas com algum tipo de deficiência em paraolimpíadas e maratonas pelo Brasil. Segundo ele, a população em geral precisa ter consciência para necessidade real de criação de eventos para que a classe das pessoas com deficiência tenha uma atividade continuada e, através desse projeto, eles pretendem chamar mais pessoas para a prática esportiva na praça de esportes.

Os interessados em participar do projeto podem procurar a secretaria da Ademoc ou a Praça de Esportes de Montes Claros. Os treinos são de graça e realizados toda sexta-feira de duas às cinco da tarde.

Nenhum comentário: