terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Missa, orações e penitência para a chuva cair

Enquanto a crise hídrica vivida no país, sobretudo na região Sudeste, não é solucionada, no Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri, o pedido de chuva para amenizar a pior seca que acomete a região nos últimos 40 anos vai ser através da fé.


A região do Norte de Minas e os Vales do Jequitinhonha e Mucuri acometidos da pior seca dos últimos 40 anos, associado a falta de políticas públicas voltadas para combater a falta de água em diversos municípios, podem entrar em colapso a qualquer momento. Embora as autoridades municipais, estadual e federal não assumam a crise vivida nos municípios que compõem essa grande região, a falta de chuva vem provocando a desertificação dessa imensa área.

E como a chuva insiste em não cair em grandes volumes de trepidações pluviométricas, os poucos milímetros registrados pelos institutos de meteorologia não são suficientes para amenizar a dura realidade encontrada na extensa área do sertanejo norte-mineiro. E para implorar pelas chuvas, a população tem recorrido à Fé e as orações para que um grande volume d’água caía na região.

Para ‘implorar que a chuva seja derramada e abençoada para amenizar o sofrimento da população que clama pelo ‘líquido sagrado’, dois padres da Igreja Catedral Nossa Senhora Aparecida idealizaram uma campanha para realizar uma Santa Missa e Caminhada Penitencial pelas chuvas. O objetivo da campanha que tem até perfil nas redes sociais é conclamar a população montes-clarense para participar do ato de penitência que acontece no próximo dia 5/2 (quinta-feira).

Segundo os padres Valdomiro Soares Machado (Frei Valdo) e Padre Wagner Eduardo Dias, a  falta de chuva em várias regiões do Brasil tornou-se, nos dias atuais, um sério problema econômico e social. “Especialmente aqui no Norte de Minas, onde já estamos sofrendo com essa acentuada seca a mais de quatro anos. Segundo alguns técnicos, esta é a seca mais intensa dos últimos 100 anos no Sudeste brasileiro. Por isso, a Catedral Nossa Senhora Aparecida, preocupada com o caos social que o povo brasileiro está vivendo, realizará no próximo dia cinco deste mês a ‘Missa e Caminhada Penitencial pelas Chuvas’. Conclamamos a todos aqueles que se preocupam com a situação em que vivemos e que poderá se agravar ainda mais caso não ocorram as chuvas necessárias, a trazer a sua Bíblia para nos unirmos em oração e penitência, suplicando a Deus chuvas para a nossa região e para o nosso país”, afirmam os párocos.

 
A missa acontecerá às 18:30 horas, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, e logo após,os fieis vão sair descalços para a Caminhada Penitencial até o Cruzeiro da Praça Portugal, na Igreja do Rosário. “Venha unir-se a nós em oração e penitência pelo nosso Brasil e tão amado Sertão Norte Mineiro!”, frisam.

Nenhum comentário: