quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Suspeitos sob a mira da PM

50º Batalhão em Montes Claros implanta advento tecnológico para localizar suspeitos

Enquanto o governo estadual não sinaliza ações efetivas para conter o crescente número de reclamações quanto a segurança pública, os próprios policiais militares estão desenvolvendo técnicas com o objetivo de localizar pessoas procuradas pela justiça nas ruas de Montes Claros.


FOTOS:PMSegundo a assessoria de comunicação do 50º BPM, ao parar um carro suspeito na rua ou numa blitz, com a identificação do suspeito, os policiais recorrem a um computador implantado na viatura para checar as informações. Em segundos todos os dados do pesquisado é disponibilizado e revela se ele tem antecedentes criminais, mandato de busca judicial e qual juiz e comarca emitiu.

Esse advento já e realidade em duas viaturas da PM do 50ºBPM graças a iniciativa de Jorge Bonifacio, comandante daquela unidade militar que, através de parcerias junto ao empresariado local, conseguiu a doação de dois computadores.
Ainda segundo a assessoria de comunicação, o projeto é de autoria de Frederico Borges Evangelista, 2° tenente e oficial de informática
do batalhão. “Hoje já contamos com dois computadores a disposição da PM e que servirão para dinamizar o serviço dos policiais que atuam na linha de frente. Graças ao apoio de empresários, já podemos dar uma resposta mais imediata a população montes-clarense.

O equipamento vai permitir que os policiais recebam as informações das ocorrências diretamente nas viaturas. Os computadores possibilitarão a consulta de dados de pessoas e veículos pelo portal de informações de segurança pública”, detalha.

Ainda de acordo com o autor do projeto, o conteúdo será disponibilizado de acordo com a senha de acesso do policial e será possível ainda, o registro eletrônico, o que vai facilitar o trabalho que antes era restrito a computadores instalados nas companhias.

“As informações cadastrais das ocorrências em andamento serão encaminhadas pelo sistema e os policiais poderão também acessar um banco de dados fotográficos, contendo uma lista de autores já cadastrados no sistema, facilitando com isso o reconhecimento ou identificação pelas vítimas de possíveis suspeitos”, afirma o policial.

Ações como essa poderia reduzir drasticamente o tempo dos policiais e, estes consequentemente sairiam às ruas a procura dos bandidos. A vítima precisa ir para delegacia para registrar B.O, enquanto isso, os bandidos continuam espalhando o terror pelos quatro cantos da cidade e atacando outras vítimas.

Agora uma dúvida persiste: por que o governo do estado não equipa todas as viaturas da PM com esse projeto idealizado pelo tenente montes-clarense? Provavelmente deve ser as vaidades existentes por superiores que não querem que ideias novas sejam lançadas.

“Quase todos têm medo das mudanças. Eu tenho medo de que as coisas nunca mudem”. Autor desconhecido.

Nenhum comentário: