sexta-feira, 19 de agosto de 2011
A cada dia, o atual prefeito mergulha em novas denúncias, segundo vereador
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Plenária final do parlamento jovem
Um grupo de sete alunos que forma o Parlamento Jovem de Montes Claros viajou na tarde de quarta-feira, 17, para Belo Horizonte para participar da Plenária Final na etapa estadual do projeto. Os alunos vão participar de grupos de trabalhos e, a partir das 14hs de amanhã, sexta-feira, 19, da grande final com transmissão ao vivo pela TV Assembleia, canal 36.
Segundo o Presidente da Câmara, vereador Valcir Soares (PTB), Além da discussão e votação das propostas, os participantes do projeto escolheram seus representantes na etapa estadual, coordenada pela Assembleia. O projeto teve a parceria local da Unimontes, Faculdades Santo Agostinho e Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Montes Claros. A Câmara Municipal de Montes Claros, através da ELEMC é parceira da Assembleia Legislativa de Minas Gerais no projeto.“O Parlamento Jovem é um projeto de formação política e de educação para cidadania realizado pela ALMG desde 2004, por intermédio da Escola do Legislativo e em parceria com a PUC Minas. Com a sua interiorização, a partir de 2010, o PJ, destinado aos estudantes mineiros do ensino superior e médio, ganhou novos parceiros, representados pelas Câmaras Municipais, e uma nova dinâmica”, enfatiza Valcir.
Desde o ano passado, a Câmara de Montes Claros participa do projeto quando se iniciou a etapa estadual, portanto é o segundo ano de participação do Parlamento Jovem de Montes Claros.
O projeto tem duração de seis meses com oficinas semanais nas escolas, palestras, oficinas de formação política e de estudos sobre o tema Drogas para que os alunos se preparassem para elaborar as propostas. “Houve uma Plenária Final em Montes Claros no dia 13 de junho deste ano para serem escolhidas as melhores propostas para serem enviadas à ALMG. Foram envidas quatro propostas à ALMG, de cada uma das 12 cidades, que juntas formaram o Documento de Propostas que será debatido por todos os alunos na plenária final de Belo Horizonte”, observa Valcir.
Realizado em duas etapas, a primeira municipal e a segunda em Belo Horizonte, sob a coordenação da ALMG, o projeto se estendeu a quase todas as regiões do Estado. A primeira edição teve a participação de 12 municípios mineiros e a de 2011 mobilizou 16 municípios, com a participação de mais de mil alunos do ensino médio de 71 escolas de Minas Gerais e 142 estudantes universitários, que atuaram como monitores do projeto em vários municípios.
O tema que vai ser abordado e defendido pelo Parlamento Jovem de Montes Claros é: Drogas, como prevenir? As reuniões para discussão e votação das propostas de ação para o poder público em torno do tema escolhido foram realizadas no Plenário da Câmara.
Os participantes do Parlamento Jovem de Montes Claros são: Ana Paula Pereira Santos e Ana Paula Souza Benfica da Escola estadual Dulce Sarmento, Sílvio Wellington Oliveira Batista e Hianca Catherine Castro de Jesus da Escola Estadual Helena Prates, Leonardo Boa Sorte Alves e João Gabriel Silva Camargo Costa do Colégio Prisma e Charles Fernandes Teixeira da Escola Estadual Irmã Beata.
terça-feira, 16 de agosto de 2011
Idosos estelionatários
Dois idosos, um de 74 anos e o outro de 72 foram presos na manha de ontem (segunda-feira, 15) na cidade de Diamantina, Vale do Jequitinhonha, suspeitos de estelionato.
Segundo a PC, os idosos aplicaram um golpe que consistia em ‘benzer’ dinheiro das vítimas.
Com uma das vítimas, na manhã de hoje, a dupla teria feito o convite para ‘descontaminar’ o dinheiro. Quando conseguiam a confiança do alvo, pediam por toda a quantia que a pessoa tinha disponível, e aí o golpe era aplicado.
Ainda segundo a PC, durante o ‘ritual’, o dinheiro era trocado por notas falsas ou, no caso que está sendo investigado, por notas promissórias em branco. Há informações dando conta que, até o momento, somente uma pessoa na cidade de Diamantina caiu no golpe.
Os autores do crime são de Montes Claros, no Norte de Minas, e autoridades locais serão questionadas a respeito da ação da dupla na cidade. Os nomes dos idosos não foram divulgados.
Eles tinham preferência por vítimas mais velhas, ou de classe média baixa, tendo visto que seria mais fácil conseguir enganá-las. Eles já tinham passagens anteriores pela polícia por estelionato. (Com informações do O Tempo).
Fogo na serra
Depois do incêndio registrado pelo CB na tarde de ontem (segunda-feira, 15) no Parque Sapucaia em Montes Claros, mais um foco de incêndio foi visto na outra extensão da serra na manhã de hoje (terça-feira, 16). Confira as fotos do foco de incêndio de hoje e do desmatamento que o fogo causou ontem.
FOTOS: RUBENS SANTANA
Foto tirada às 09hs. Foto tirada às 15hs 45 minutos. Névoa toma conta e um foco de incêndio começa a se propagar na serra da Sapucaia, mesmo local do incêndio de ontem, segunda-feira.
Recado para a população do grande Renascença:
Fábio Marçal
Agora a população montes-clarense e, sobretudo os moradores do grande Renascença já sabem de onde vem o mau cheiro que acomete a população todos os dias por volta das 19hs: da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). Diariamente o odor é sentido na região e, por diversas vezes, os moradores ficaram sem explicações por parte da prefeitura e da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), principal suspeita.
Contudo, no último dia nove deste mês, o prefeito Luiz Tadeu Leite e diretores da Copasa se reuniram para debater questões de relacionamento e principalmente, a Estação de Tratamento de Esgoto.
De acordo com Daniel Antunes, superintendente do Departamento Operacional Norte da Copasa, defeito em duas bombas estaria causando mau cheiro ocasional, situação que a empresa se comprometeu em tomar providências para sanar o problema.
Confira no link abaixo a matéria na íntegra: http://www.montesclaros.mg.gov.br/agencia_noticias/2011/ago-11/not_10_08_11_2434.php
O presidente da companhia, Ricardo Augusto Simões Campos garantiu que, com os equipamentos existentes, não existem problemas no tratamento. “A ETE de Montes Claros é uma das mais modernas do país e está dentro dos padrões de qualidade exigidos. Quanto aos problemas de odor, técnicos estão envolvidos para adequação e intervenções para que o odor seja reduzido gradativamente”, informou.
Entre rodas de conversas pela região, os moradores citavam o nome das Empresas Nestlé e Frigorífico Maisa como responsáveis pelo mau cheiro. Por diversas vezes as pessoas que participam da missa na Igreja Católica ao lado do Frigorífico Maisa no Bairro Edgar Pereira tiveram que abandonar a igreja por não suportar o odor.
O aposentado João Ribeiro da Silva, de 65 anos, morador do bairro vizinho ao frigorífico conta que, por diversas vezes gerentes do frigorífico tiveram que levar algumas pessoas à empresa para verificar que o odor não vinha de lá. “Comprovamos que no local existe também uma ETE, mas o cheiro não vinha de lá”, conta um morador
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Bala perdida ou assassinato?
A Polícia Civil já investiga a 67º assassinato em Montes Claros. Anderson Fabiano Alves da Silva, de 25 anos, foi baleado na barriga por volta das 8hs30 de sábado, 13, quando passava pelo cruzamento do Beco Juiz de Fora com Rua Antonio Olinto, no Aglomerado Cidade Cristo Rei, o Feijão Semeado, bairro com altos índices de criminalidade e, sobretudo, local de maior movimentação do tráfico de drogas na cidade.
À PM, Flavia Aparecida Barbosa de Jesus, companheira da vítima, contou que, Anderson passava pelo beco Juiz de Fora e ao chegar na Rua Antonio Olinto, ele foi atingido por um tiro na barriga. Testemunhas contaram que o tiro veio da Rua Santo Inácio e o autor, seria o adolescente M.A., conhecido pelo apelido de Tom do Ouro, a idade do infrator não foi divulgada pela PM.
Ao ver Anderson baleado no chão, José Maria Martins Pereira o socorreu para o pronto-socorro da Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde daquele dia.
Esse é o quarto homicídio registrado pela PM neste mês.
Bala perdida ou assassinato?
Contudo, assim como a maioria dos homicídios em Montes Claros tem ligações com a guerrilha instalada na cidade em busca do domínio por pontos de tráfico de drogas, esse assassinato, segundo um policial militar, também pode está vinculado com disputa dos matadores.
Segundo o policial, em nome de Anderson Fabiano, no banco de dado do TJMG – Tribunal de Justiça de Montes Claros, consta um processo (043308251064-8 ) onde figura como réu o nome de Antonio Carvalho de Souza Filho e outros, distribuído no dia 15/08/2008 e classificado como ‘Ação Penal de Competência do Júri’.
Em nome de Antonio Carvalho de Souza Filho constam quatro processos, um deles vinculado com o nome de Wanderson Cardoso Neves e outros.
No dia 29 de janeiro do ano passado, Wanderson esta preso no presídio Alvorada e cumpria
pena como albergado (dorme na cadeia e sai durante o dia para trabalhar) e havia sido mais uma vítima de tentativa de homicídio no início da manhã daquele dia, quando saía do presídio Alvorada, localizado na Rua Engenheiro Rolando Trindade Bassi, Jardim Alvorada.
Segundo a PM, Wanderson Cardoso Neves, 26 anos, com três passagens pelos meios policiais por crimes de furto, mandado de prisão em aberto e desobediência a policiais militares, saía do presídio por volta das 6h, quando foi abordado por dois homens que estavam em duas motos esperando por ele. Um dos bandidos desceu da moto e atirou diversas vezes no albergado.
Ainda de acordo com a PM, no momento da confusão os agentes de segurança atiraram contra os criminosos, que abandonaram uma moto no local. Wanderson foi levado para o pronto-socorro da Santa Casa. Até o fechamento desta edição, ele havia passado por várias cirurgias, mas ainda estava no bloco cirúrgico em estado grave, segundo informações médicas. A polícia ainda não localizou os suspeitos.
A testemunha José Maria Martins Pereira que socorreu a vítima também possui quatro processos no banco de dados do TJMG, dentre eles: Restituição de coisas apreendidas, Procedimento Especial da Lei Antitóxico e Crimes Previstos na Legislação Extravagante, Crimes de Tráfico e Uso Indevido de Drogas, Indução, Instigação ou Auxílio ao Uso de Drogas.
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Serra da morte faz mais uma vítima
Empregos
Numa parceria firmada entre a empresa Minas Currículos com a Riachuelo – http://www.riachuelo.com.br/ – a agência de empregos está selecionando 100 pessoas para trabalhar na loja em Montes Claros com início imediato e salário de R$700,00.
Os interessados devem procurar Rosimary Amaral, gerente de RH, na Minas Currículos, Rua João Souto, 627 – Centro - Montes Claros. 38 3215 7328 - 30843603 - 8415 4030
Capotamento
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
Suspeitos sob a mira da PM
Enquanto o governo estadual não sinaliza ações efetivas para conter o crescente número de reclamações quanto a segurança pública, os próprios policiais militares estão desenvolvendo técnicas com o objetivo de localizar pessoas procuradas pela justiça nas ruas de Montes Claros.
FOTOS:PMSegundo a assessoria de comunicação do 50º BPM, ao parar um carro suspeito na rua ou numa blitz, com a identificação do suspeito, os policiais recorrem a um computador implantado na viatura para checar as informações. Em segundos todos os dados do pesquisado é disponibilizado e revela se ele tem antecedentes criminais, mandato de busca judicial e qual juiz e comarca emitiu.
Esse advento já e realidade em duas viaturas da PM do 50ºBPM graças a iniciativa de Jorge Bonifacio, comandante daquela unidade militar que, através de parcerias junto ao empresariado local, conseguiu a doação de dois computadores.
Ainda segundo a assessoria de comunicação, o projeto é de autoria de Frederico Borges Evangelista, 2° tenente e oficial de informática
O equipamento vai permitir que os policiais recebam as informações das ocorrências diretamente nas viaturas. Os computadores possibilitarão a consulta de dados de pessoas e veículos pelo portal de informações de segurança pública”, detalha.
Ainda de acordo com o autor do projeto, o conteúdo será disponibilizado de acordo com a senha de acesso do policial e será possível ainda, o registro eletrônico, o que vai facilitar o trabalho que antes era restrito a computadores instalados nas companhias.
“As informações cadastrais das ocorrências em andamento serão encaminhadas pelo sistema e os policiais poderão também acessar um banco de dados fotográficos, contendo uma lista de autores já cadastrados no sistema, facilitando com isso o reconhecimento ou identificação pelas vítimas de possíveis suspeitos”, afirma o policial.
Ações como essa poderia reduzir drasticamente o tempo dos policiais e, estes consequentemente sairiam às ruas a procura dos bandidos. A vítima precisa ir para delegacia para registrar B.O, enquanto isso, os bandidos continuam espalhando o terror pelos quatro cantos da cidade e atacando outras vítimas.
Agora uma dúvida persiste: por que o governo do estado não equipa todas as viaturas da PM com esse projeto idealizado pelo tenente montes-clarense? Provavelmente deve ser as vaidades existentes por superiores que não querem que ideias novas sejam lançadas.
“Quase todos têm medo das mudanças. Eu tenho medo de que as coisas nunca mudem”. Autor desconhecido.
A onda agora é explodir caixas eletrônicos
No local a perícia encontrou um extintor que não pertence à agência, provavelmente, deixado dentro do caixa eletrônico pelos bandidos.
terça-feira, 9 de agosto de 2011
Prevenção contra a Leishmaniose
A Lei Municipal nº4.219 do dia 22 de abril de 2010, que institui a Semana Municipal de Controle e Combate a Leishmaniose, de autoria do vereador Valcir Soares (PTB), aprovada por unanimidade pelos vereadores de Montes Claros e sancionada pelo Prefeito Luiz Tadeu Leite (PMDB), foi colocada em prática pela Prefeitura de Montes Claros, através do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses. A semana vai ser realizada do dia 22 a 27 de agosto com campanhas educativas em diversos pontos da cidade.
Segundo o vereador Valcir Soares, no Art. 1º da lei consta que, fica instituída a Semana Municipal de Controle à Leishmaniose, que será celebrada anualmente na semana que incluir o dia 10 de agosto, com os seguintes objetivos: Estimular ações educativas e preventivas, promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de vigilância e controle da leishmaniose, apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil de prevenção e combate à leishmaniose e difundir os avanços técnicos relacionados à prevenção e ao combate à leishmaniose.
“Essa semana de prevenção à Leishmaniose é de suma importância para cidade por que especialistas de outros estados ficaram preocupados com o grande número de pessoas que foram contaminadas e, consequentemente com o grande número de cães que têm a doença. Criamos a lei com o objetivo de o município idealizar uma campanha para prevenir e conscientizar as pessoas do perigo da doença que ainda atormenta uma grande parte da população, principalmente aqui no Norte de Minas”, enfatiza Valcir.
Segundo Regiane Soares Braga, chefe do Setor de Educação em Saúde do CCZ, o evento é para chamar atenção da população para os perigos da doença, também conhecida como calazar, e mostrar as formas de prevenção. A doença afeta os cães e pode atingir os humanos. “Haverá uma extensa programação em torno da Semana, com envolvimento de toda a equipe do CCZ. O trabalho constará de blitze educativas e passeatas. Estandes serão montados em pontos estratégicos da cidade, contendo orientações à população sobre o assunto”, informou.
Programação:
FÁBIO MARÇAL
Dia 22/08, segunda-feira:
Abertura na Praça Doutor Carlos Versiane, às 8 horas.
Blitz educativa na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, em frente ao All Time, das 08:30 às 10 horas, com a equipe de servidores do CCZ e soldados do Exército.
23/08, terça-feira:
Blitz educativa no semáforo do Bairro Roxo Verde, das 07:30 às 10 horas.
Estande no Montes Claros Shopping Center funcionará das 14 às 22 horas.
24/08, quarta-feira:
Blitz educativa no semáforo da Ponte Preta, das 10 às 13 horas.
Estande no Restaurante Popular, das 9 às 14 horas.
25/08, quinta-feira:
Blitz educativa na Avenida Francisco Gaetane, Bairro Major Prates, das 07:30 às 10 horas.
26/08, sexta- feira:
Blitz educativa na Rua Dr. Santos, das 07:30 às 10 horas.
Estande no Shopping Popular, das 14 às 16 horas.
27/08, sábado:
Encerrando a semana de prevenção, passeata às 8 horas, no entorno da Praça Doutor Carlos Versiane, com estande funcionando até às 12 horas.